Perguntas mais Frequentes



1) Exame de Sangue tem que ser sempre em jejum?
Não. A maioria não precisa de jejum ou então não é necessário longos períodos sem se alimentar, bastando respeitar quatro horas.
No caso de crianças que mamam a coleta é feita antes da próxima mamada.
O jejum prolongado é necessário apenas para um número muito reduzido de exames, como por exemplo a glicemia e triglicérides(veja tabela abaixo). Lembramos que água não quebra o jejum, porém deve ser ingerida com moderação.

2) Os exames têm que ser feitos sempre de manhã?
Não. A grande parte não necessita.

3) Qualquer exame pode ser feito à tarde?
A maioria pode ser feita à tarde, desde que obedeça, quanto apropriado, um tempo prévio de jejum.
Existem, entretanto, exceções como por exemplo o Cortisol e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que são realizados preferencialmente na parte da manhã.

4) E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exames de fezes.

5) No caso se urina, tem que ser a "primeira da manhã"?
Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia. Para certos exames, todavia, é necessário permanecer de 2 à 5 horas sem urinar.

6) Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?
Dependendo do caso pode atrapalhar.
De maneira geral, aconselha-se evitar exercícios físicos antes da realização dos exames.

7) Por que quando se tira sangue para exame, o local às vezes fica roxo?
Isso chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; insuficiente compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina, ou fragilidade da parede das veias (fragilidade capilar).

8) Dói colher sangue para exame?
Normalmente não, pois o procedimento dura segundos. Mas isso vai depender da sensibilidade de cada paciente.

9) Remédios interferem nos exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que seja os remédios que esteja sendo tomados, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.

10) Bebidas alcóolicas podem alterar os resultados dos exames?
Sim, especialmente o triglicérides. Uma dose de Uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcóolica. Importante: o álcool também pode alterar o colesterol.